Europa
O cartão de visita La Veloce
O gigantesco Europa foi produzido no ano de 1907 pela indústria naval italiana Cantieri Navale Siciliani, utilizando turbinas da Ansaldo, Armsttrong & Co e Sestri Ponente, sob encomenda da companhia navegadora da cidade de Genova La Veloce.

Sua capacidade era de incríveis sete mil oitocentos e setenta toneladas, medindo quase cento e trinta e nove metros por pouco mais de dezesseis na sua maior largura. Possuía duas chaminés ou funis, com a famosa logo estelar, com a mesma quantidade de mastros e hélices que turbilhavam uma força propulsora de dezesseis nós.
A acomodação de cento e dezesseis passageiros na primeira classe e consideráveis dois e quatrocentos lugares para ocupantes daquela mais econômica.
Foi lançado ao mar no dia 10 de março de 1907. A primeira viajem foi realizada quase dois meses depois no dia sete de maio do mesmo ano saindo de Genova, com uma escala na cidade de Nápoles seguindo depois direto para cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos. Percurso este semelhante ao que faria Luigi Zamarian, filho de Domenico e Luigia Pizzolitto, quatro anos depois para desembarcar na cidade americana no dia 7 de março de 1911 a título de trabalho.

Em 1913 passou por reformas aderindo também um espaço reservado a segunda classe e voltaria a operar apenas em outubro de 1915.
No início da década de vinte o transatlântico passaria para a companhia navegadora West Coast operando em rotas para a América do Sul. Em 1922 o SS Europa é vendido para a Navigazione Generale Italiana (NGI), onde navegaria por mais cinco anos até ser finalmente ser aposentado e desmontado para sucata em 1927.