O SMS Frankfurt
Construído pela pela Caird & Company, produzia 10 nós de potência
Encomendado pela alemã naval North German Lloyd Company, fundada por Hermann Henrich Meier e Eduard Crüsemann na cidade de Bremen no dia 20 de fevereiro de 1857, após a dissolução da Ocean Steam Navigation Company.

A Norddeutscher Iniciou suas operações entre a cidade sede e a capital britânica de Londres com seis vapores de quinhentas toneladas. Já a partir do ano seguinte, entrou para a classe dos transatlânticos operando seus primeiros roteiros em Nova Iorque (junho de 1858), Baltimore (Março de 1868) e Nova Orleans em 1869. Para o Brasil navega pela primeira vez no ano de 1876. Dois anos depois adere ao movimento de grandes embarcações nas rotas imigratórias em massa principalmente a partir do porto italiano de Genova.
O Frankfurt foi construído em 1869 pela Caird & Company, armadora escocesa da cidade de Greenock, fundada em 1828 por John Caird. Possuía duas mil quinhentas e oitenta e duas toneladas, com 91,44 metros de comprimento e 11,88 metros na maior largura. A casa de máquinas gerava potência a velocidade de 10 nós e sua capacidade era de 30 lugares destinados a primeira classe e seiscentos para econômica

Faz sua primeira viajem oficial no dia 18 de junho de 1869 saindo de Bremen, Alemanha para Nova Orleans nos Estados Unidos da America. Após vários percursos principalmente na rota Alemanha-Estados Unidos, começa a operar no ano de 1882 nos percursos migratórios sulamericanos entre o Brasil, Uruguai e Argentina. Foi neste período que no dia 28 de fevereiro de 1884, Valentino Movio, desembarcou pela primeira vez em Buenos Aires temporariamente a trabalho.
No ano de 1894 é vendido para construtora naval Sir W.G. Armstrong Mitchell & Co, como parte de pagamento de outros dois navios pela Norddeutscher. Um ano mais tarde, o SMS Frankfurt é revendido para italianos vindo então finalmente a se tornar sucata em 1897.