A aposta de Piaggio

Fabricado no ano de 1905 em Glasgow, Escócia, sob encomenda da Société générale des transports maritimes, empresa francesa de transportes navais, fundada em 1865, com sede na capital Paris, foi imediatamente negociado com a recém fundada Lloyd Italiano Società di Navegazione.

A empresa com sede em Genova nasceu da iniciativa de Erasmo Piaggio, que durante quase uma década entre os anos de 1894 até 1903, trabalhou como diretor de operações da Navegazione Generali Italiana.

Piaggio inicia suas operações a partir do estaleiro Riva Trigoso com licença para transportar imigrantes com o transatlântico Florida, que foi parte do seu acerto com a antiga NGI. No mesmo ano amplia sua frota para outros cinco navios, entre eles o Cordova.

O piroscafo Cordova possuía quatro mil novecentos e trinta e três toneladas e estava destinado exclusivamente a operar nas rotas sul-americanas que englobava Brasil, Uruguai e Argentina. Emilio Zamarian entra à bordo do Cordova em Genova com destino à Argentina, para desembarcar no dia 21 de setembro do ano de 1906, desembarca em Buenos Aires.

No ano de 1912 o vapor é rebatizado de Rio de Janeiro, mas o novo nome dura apenas um ano voltando à operar como Cordova. Desde quando iniciou em 1905, navegou durante longos treze anos, quando em 1918 foi torpedeado e abatido próximo à Capo dell’Armi, em Regio Calabri, sul da Itália.

Utilizou este Navio