Arquivo Bibliotecário e Museu da Arte Sacra Cristã de Pordenone e região

Preservação da memória e respeito aos paroquianos que edificaram as várias comunidades cristãs ao longo dos séculos em Pordenone, San Michele e região

São especificamente cento e noventa paróquias que englobam a Diocese da ex-província Concórdia, Pordenone, cidades metropolitanas da capital do Veneto, Venezia e da província de Treviso, fora as unidades pastorais.

Elas vão desde Andreis, passando por Portogruaro, San Giorgio della Richinvelda, San Michele al Tagliamento, até chegar na nossa Villanova della Cartera.

A biblioteca

E porque estamos evidenciando isto com tanta atenção e merecido destaque?

Simplesmente porque a Diocese de Concordia - Pordenone nos presenteou com um arquivo histórico de todas essas comunidades cristãs que englobam desde o ano de mil quinhentos e oitenta e nove até o final da década de oitenta no século XX.

Neste local está também parte substancial da maioria dos fatos importantes que escreveram a história social e espiritual da família Zamarian dentro da Itália, e acreditamos, pode conter o marco zero dentro da própria península, se constatado que realmente a origem seja da Armênia.

Documentos, pergaminhos, entre outros, de caráter Curial e paroquial que incluem atos de batismos, matrimônios, falecimentos, evidenciando nas suas ricas redações, referidas cronologias com detalhes importantes dos envolvidos que ajudam a elucidar conexões atribuindo peso, consistência e seriedade ao nosso trabalho.

A sede desse rico museu espiritual fica na via Redevole, número 1 na capital que leva o mesmo nome da província, Pordenone.

O horário de atendimento ao público, salvo alterações que se fizerem necessárias, é sempre às terças, quartas e sábados, das nove horas da manhã ao meio dia. Quintas e sextas-feiras das dezesseis às dezoito e trinta.

Biblioteca de Pordenone

Um agradecimento especial

Externamos aqui também uma gratidão imensurável à Sra. Pala Sist, responsável pela área bibliotecária que sempre tem nos ajudado com dados e documentos valiosíssimos na resolução de várias ramificações provisórias.

Particularmente foi graças à ela principalmente, que acabei conhecendo meus quintos avós e conectando assim a ramificação de Valentino (meu trisavô) as linhas de base da nossa genealogia, conectando então mais de trezentos anos de história.

Um trabalho árduo esse que nas muitas das vezes poucos dados são fornecidos e mesmo assim o resultado sempre aparece.

Agradeço em nome de toda a família, a dedicação, seriedade e carinho para com o nosso projeto, muitas das resoluções dele, graças a atenção da Sra. Sist.

Esse é um dos emails em que a Diocese revela datas importantes e principalmente nomes que ainda não existiam em nossa base de dados.


Esse Valentino, embora não seja o mesmo da linha de série da ramificação sequente (entre Osvaldo e Valentino) da qual inclusive eu faço parte, mas que parece ser do mesmo tronco face as várias coincidências: o pai Domenico, por exemplo, que está provisoriamente posicionado na ramificação de Domenica Biason e Valentino, pode ter dado o nome à ele (Valentino) em função disso como homenagem ao avô.

E ainda, por se chamar Domenico pode ter sido uma homenagem à mãe Domenica Biason.

Não se tem certeza de todas essas suposições, mas os fatos são interessantes.

De qualquer forma a Sra. Paola tem satisfatóriamente nos ajudado com esta e tantas outras dúvidas que vão surgindo no processo de certificar e deixar o trabalho mais fidedigno possível.

Também através desse e-mail foi esclarecido a questão de relacionamento do próprio Valentino com Angela Blaseotto, já que acreditávamos se tratar de outro além de revelar um terceiro filho nessa ramificação ainda não identificado, Davide.

Apenas uma exemplificação, um pouco do quão importante significa esse acervo que valorosamente a Diocese de Pordenone disponibiliza ao público apaixonado por história, arte Sacra e origens.