
O Gráfico de Pozzetto
O estudo realizado por Edi Pozzetto nos colocou em um novo patamar de pesquisa.
O outro braço importante de nossa história
Em meados de 2020 entrei em contato com o município de Precenicco afim de esclarecer algumas dúvidas relacionadas a presença da família no local, visto a grande quantidade de registros civis acumulada em nosso acervo.
Para minha grande satisfação me responderam prontamente delegando essa missão ao departamento que cuida de assuntos genealógicos da cidade que me retornaria em breve com as respostas. Dias depois o historiador Edi Pozzetto retornou com um belo gráfico de tudo aquilo que já havia estudado à respeito desde quando a família apresentou o primeiro registro de caráter religioso na cidade: o matrimônio de Domenica Zamarian, filha de Giovanni Maria e Giulia, com Valentino Pasador.
Edi Pozzetto
Formado em história e tutela de bens relacionados ao acervo de documentos e memória pela Universidade de Udine, Pozzetto procurou mergulhar a fundo nos registros de Precenicco vindo a publicar posteriormente grandes obras culturais da região, entre eles o livro “Precenicco uma comunidade na história”, da qual gentilmente me cedeu para ajudar no trabalho que venho realizando.
Entre outros no texto redigido por ele junto com o gráfico, menciona que (realmente) o sobrenome é oriundo de Malafesta e avança para Precenicco (que fica cerca de 15 quilômetros do primeiro local, dentro dos domínios venezianos ainda) por volta de 1740 através de Giovanni Maria e Giulia, marco zero Zamarian da cidade friulana do outro lado da margem do rio Tagliamento..
Edi fornece subsequentemente, além desse valoroso trabalho muito bem resumido de pesquisa, documentos importantíssimos oriundos da paróquia local de San Martin Vescovo do Século XVIII enriquecendo nosso acervo.
Seu gráfico nos ajuda também a solucionar mais de uma centena de casos que eram dúvidas, cruciais para o desenvolvimento do que temos hoje definido em termos de genealogia, pesquisa e principalmente cronologia dos fatos, já que nele também são informadas as datas dos eventos.
Hipótese considerada
Nas notas Edi nos dá inclusive um resumo da evolução de algumas ramificações, fatos importantes para podermos chegar aos respectivos descendentes dos dias atuais.
Sua teoria também persegue, diante de tudo que já viu e estudou, o embasamento de que o sobrenome teria derivado séculos atrás do nome Zuanne (João) ou ainda Zanne e que com o passar o tempo se torna Zamaria, deste modo para inldentitificar os descendentes deste patriarca os então “Zamariani”.
Controversas à parte, visto que já encontramos documentos com o sobrenome oriundos de Constantinopla (Istambul) e que também existe esse fator do sufixo IAN fortemente relacionado com originários da Armênia, é preciso estudar tudo com muito carinho e atenção e jamais descartar as hipóteses levantadas face ao sério trabalho realizado de nível científico e escolástico.
Para minha imensa satisfação o historiador Edi Pozzetto é casado inclusive com uma Zamarian e segue nos ajudando com significativa importância em nesse projeto, o qual salvo um merecido agradecimento em reconhecimento a sua dedicação e carinho na preservação de nossa memória.